
Olá Galerinha! Tudo bem com vocês? Hoje nós vamos falar sobre a Linguagem Virtual. Linguagem virtual é a linguagem usada na internet por meio de redes sociais e outros veículos de comunicação na Internet (Chats Onlines, Facebook, Youtube, MSN, Orkut e Etc).
O uso de uma linguagem mais informal, não sectária as convenções gramaticais em ambientes virtuais como, por exemplo, “Messenger” e outros sites de conversação instantânea não são de todo repreensível; é uma forma que a grande maioria dos utilizadores destes espaços encontrou para comunicar-se mais rapidamente, poupar tempo à escrita utilizando-se de abreviaturas, por exemplo.
Os jovens sob a influência de vogas ou pela necessidade de se destacarem de alguma forma, mesmo que em grupos os quais se digam “indignados” com as normas sociais, desenvolvem uma forma particular de comunicação, adotando neologismos, gírias; leves ou graves distorções do idioma que muitas vezes são compreensíveis apenas a seus utilizadores assíduos.
FIQUE ATENTO!
este tipo de linguagem jamais deve ser incorporado ao quotidiano laboral, escolar etc., pois ele não condiz com as normas de escrita, não pode ser universalmente compreendido como o é o vocábulo devidamente empregado. Afim de que se faça compreender e efetivamente comunicar, deve-se utilizar o vernáculo adequadamente, recorrendo-se ao padrão formal/culto sempre que o contexto exigir.
