24 de setembro de 2013

Quando se usa "ão" e "am"?


A terminação "ão" deve ser usada em palavras oxítonas, ou seja, em palavras cuja sílaba tônica seja a última: amarão, terão, caldeirão.

 A terminação "am" deve ser usada em palavras paroxítonas, ou seja, em palavras cuja sílaba tônica seja a penúltima: amaram, trouxeram, fizeram.


A palavra terminada em ÃO indica tempo futuro.
Exemplos de frases em que o verbo termina com ÃO:


1) Os animais do circo viverão por mais dois anos.
2) Será que vocês poderão me ajudar hoje a noite?
3) Esperarão por ele o dia inteiro se continuarem aqui.
4) Eles farão tudo o que puderem para ajudar você.
5) Com certeza ficarão muitas coisas pendentes para a próxima reunião.
6) Chegarão novos modelos de cadernos na próxima semana.
7) As lojas abrirão no feriado.
8) Meus amigos só estarão aqui no próximo mês.
9) Amanhã eles resolverão o problema da internet.
10) Os réus permanecerão calados até o julgamento.

A palavra terminada em AM indica tempo passado.
Exemplos de frases em que o verbo termina com AM:


1) Eles nem perceberam que eu fui embora mais cedo ontem.
2) As meninas cantaram durante toda a missa.
3) Ontem os funcionários não falaram nada durante a reunião.
4) Os casais dançaram durante toda a festa ontem, por isso estão cansados.
5) Meus pais celebraram o ano novo em Paris há dois anos.
6) Eles não planejaram essa gravidez.
7) As pessoas comentaram muito do barraco que a mulher fez.
8) Meus avós morreram quando eu era criança.
9) Eles nem resolveram tudo o que precisava.
10) Os professores contaram para os pais as travessuras de seus alunos durante a reunião.